Rômulo quer campanhas sobre Autismo

O deputado federal Rômulo Gouveia visitou a AMA-CG (Amigos do Autista) para conhecer o trabalho e as ações desenvolvidas pela associação mantida pelos pais e amigos dos autistas em Campina Grande e que funciona no Bairro Alto Branco.

 

“Todos nós temos que ter a consciência que a doença existe e que a ciência e o amor dos pais têm superado muitos desafios. Vou provocar o governo federal para que realize campanhas informativas e para que o ministério da saúde ajude instituições como esta”, disse Rômulo Gouveia ao deixar o local, nesta quinta-feira (2).

 

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

 

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Comentários

comentários