A CBTU tem uma dívida histórica com a REFER- Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social no valor aproximado de R$ 2,6 bi, a qual está em análise pela PGU – Procuradoria Geral da União, com possibilidade de acordo por parte da União. Entretanto, a ação cautelar movida pela REFER contra a CBTU garante uma penhora no valor de R$7,5 milhões mensais, comprometendo 54% da receita líquida operacional da empresa.
“Desejo passar um maior entendimento do que a CBTU vive em relação à sua receita operacional, que se encontra comprometida em 90%. Essa realidade pode forçar uma paralisação dos nossos sistemas por incapacidade financeira. Transportamos mais de 600 mil pessoas por dia, oferecendo um serviço essencial, o transporte de pessoas, em sua maioria de baixa renda, com uma tarifa social. É o único transporte social do Brasil, subsidiado em quase sua totalidade pelo Governo Federal. Precisamos mostrar o valor que a companhia representa para as cidades onde opera e reverter essa situação o mais rápido possível.”, diz Marco Fireman.
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