Cida Ramos na RCTV

Ampliação do atendimento das Unidades de Saúde da Família (USFs), políticas educativas e culturais para juventude, além das interligações dos bairros para favorecer a mobilidade da população foram algumas das propostas apresentadas na noite desta segunda-feira (19) pela pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, em entrevista ao programa Rede Debate, da RCTV com Vieira Neto, Lena Guimarães e Écliton Monteiro.

Para saúde, a professora destacou a necessidade de fortalecer as USFs para que tenham o horário de atendimento estendido. “É preciso inovar, atingir novos patamares. Não faço política pública apenas administrando, faço elaborando. Nada impede que o município assuma com recursos próprios os atendimentos das USFs após as 16h. Um pai e uma mãe de família não podem agendar o horário que seu filho ficará doente, por isso na minha gestão as USFs ficarão abertas até 23h, realizando pronto atendimento após às 16h, inclusive nos finais de semana. Se empregado com transparência, podemos investir em políticas públicas importantes para população”.

Investir em educação, cultura e esportes, destacou a professora, é necessário para afastar jovens e adolescentes da criminalidade, diminuindo a insegurança da cidade. “Hoje não se faz o debate do porquê as crianças evadem as escolas a partir dos 10 anos. Elas são seduzidas para outro caminho. O poder público tem que perguntar o que está ofertando aos jovens. Como estão nossas praças, que devem ser espaços de agregação? Quais atividades que nós desenvolvemos para que os jovens passem a ocupar esses espaços com atividades lúdicas? Quantas escolas públicas em tempo integral com recursos do próprio município foram criadas? Nenhuma. Vamos criar e fazer funcionar os Centros da Juventude, reestruturar ginásios, como o Hermes Taurino, que está abandonado. A cidade precisa ter política para educação, pois João Pessoa é uma cidade que tem 60 mil analfabetos. Escola em tempo integral tem que garantir a refeição dos alunos, desenvolver atividades no período da tarde que complementem o que foi visto pela manhã. Enquanto não criarmos possibilidades para juventude não podemos dizer que estamos combatendo a criminalidade”, pontuou Cida.

O melhoramento das frotas e a construção de novas rotas foram propostas apresentadas para melhorar a mobilidade urbana de João Pessoa. “Hoje temos problemas sérios com a troca de frotas, com melhorias dos ônibus e com o cumprimento dos itinerários.  Precisamos fiscalizar, saber se estão sendo respeitados os trajetos que realizam. Também precisamos pavimentar as ruas para que esses ônibus tenham condições de circular, porque muitos motoristas mudam a rota por não conseguirem trafegar em algumas áreas. Também faremos novas interligações entre os bairros. Ricardo Coutinho fez o Trevo das Mangabeiras, que desafogou o trânsito na entrada e saída do bairro, mas quem sai da universidade tem gargalo em horário de pico. Se interligarmos as Três Ruas com a universidade a gente consegue desafogar o trânsito, assim como interligar Mangabeira com Cuiá”, pontuou Cida.

A pré-candidata falou ainda da importância da responsabilidade fiscal para se investir em políticas públicas para população. “João Pessoa tem que voltar a ser indutor de geração de emprego e renda, para isso precisamos investir no potencial do turismo, em frentes de expansão para construção civil, criar políticas para fomentar o empreendedorismo aos jovens, através do Empreender JP. Sabendo fazer uso do dinheiro público podemos voltar a criar políticas e equipamentos estruturantes para nossa cidade”.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someonePrint this page

Comentários

comentários