Procurador do Estado lança livro sobre as principais alterações no Novo CPC durante a Semana Jurídica da OAB-PB

Sancionado no dia 16 de março deste ano, pela então presidente Dilma Rousseff, o Novo Código de Processo Civil (CPC) apresentou uma série de mudanças em relação ao CPC anterior de 1973, que buscam conferir uma nova dinâmica para Processo Civil no Brasil, adaptando-o à realidade atual. As principais modificações, que ainda causam dúvidas em operadores e estudantes de Direito, é tema do livro “Novo CPC – Principais Alterações” (Editora Dinâmica Jurídica), cujo lançamento ocorrerá nesta quarta-feira (10), em João Pessoa.

A sessão de autógrafos que marca o lançamento da obra será à tarde, no Centro de Convivência da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas), que fica localizado no interior da sede e ao lado do auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), na rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro de João Pessoa.

Antes do lançamento, às 14h, o procurador do Estado da Paraíba, Luiz Filipe Ribeiro, um dos autores do livro, ministrará a palestra “A Fazenda Pública e o Novo CPC”. A apresentação faz parte da programação da “Semana Jurídica”, evento promovido no auditório da OAB-PB.

SOBRE A OBRA

O livro “Novo CPC – Principais Alterações” é publicado pela Editora Dinâmica Jurídica. A autoria é do procurador do Estado da Paraíba, Luiz Filipe Ribeiro e dos advogados processualistas Berto Igor Caballero, Danilo Rocha Luz, Rostonio Uchôa e Emmanuel Cordeiro Lima. O prefácio é assinado pelo procurador do Estado de Pernambuco e professor doutor da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), Leonardo Carneiro da Cunha.

De acordo com Luiz Filipe Ribeiro, o livro destaca a aproximação entre o Novo CPC e a Constituição Federal de 1988; o incentivo à resolução consensual dos conflitos; o princípio da primazia do julgamento de mérito, da boa fé objetiva, da cooperação, do contraditório efetivo, da vedação da decisão surpresa, do negócios processual, da tutela provisória e teoria dos precedentes, entre outros pontos.

“Produzimos uma obra didática a dez mãos, rica em detalhes que observa bem as principais alterações identificadas no Novo CPC. Vale a pena a leitura e convido os colegas advogados, os estudantes e demais interessados no tema a comparecerem ao lançamento do livro nesta quarta-feira”, comentou o procurador Luiz Filipe.

O livro foi lançado na última sexta-feira (5), em sessão concorrida realizada na livraria Anchieta, em Teresina, Capital do Estado Piauí. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento.

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someonePrint this page

Comentários

comentários