Ciclistas cobram compromisso de candidatos de JP com mobilidade na ‘magrela’

João Pessoa entra pela primeira vez no circuito oficial de ações da União de Ciclistas do Brasil (UCB), neste sábado (10), com o lançamento da Campanha Bicicleta nas Eleições. O evento, realizado pelo coletivo de ciclistas urbanos da Capital, acontecerá na Praça da Paz, nos Bancários, a partir das 16h. Por lá estarão integrantes dos movimentos UFPBike, Cidade Bike, Bike Anjo João Pessoa e João Pessoa que Queremos, contemplados em um edital nacional que apoia a execução da Campanha em 53 cidades brasileiras.

 

O desafio com a Campanha é tornar a mobilidade urbana por bicicleta um compromisso efetivo nos planos de gestão dos candidatos e candidatas ao executivo e legislativo municipais. Para isso, os movimentos ligados ao uso da bicicleta como meio de transporte em João Pessoa apresentarão no evento deste sábado ações específicas para o momento eleitoral e para além dele.Uma carta-compromisso a ser assinada por candidatos e candidatas, vídeos mostrando a realidade dos ciclistas na Capital e os dados preliminares de uma contagem de ciclistas que tem sido feita pelo coletivo, na cidade, são algumas das novidades durante o lançamento da Campanha Bicicleta nas Eleições.

 

“Vamos apresentar uma carta-compromisso e coletar assinaturas de candidatos e candidatas realmente compromissados com a mobilidade ativa. A bicicleta parece estar na moda nessa campanha. Mas bicicleta não é moda, é escolha, é direito. Daí a necessidade de implementar políticas públicas efetivas para esse meio de transporte na cidade de João Pessoa. Queremos desafiar candidatos e candidatas a assumir esse compromisso com a cidade”, destaca Henrique França, integrante do movimento João Pessoa que Queremos.

 

Na carta-compromisso, assinada por diversos grupos da sociedade civil organizada, estão listados o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, revisão do Conselho de Mobilidade de João Pessoa, pacto pelo fim da violência no trânsito, aumento da infraestrutura cicloviária da cidade, melhoria no sistema de transporte coletivo e campanhas educativas efetivas, entre outros, como focos de trabalho dos futuros representantes da sociedade nos legislativo e executivo. “Acredito que a campanha é um passo importante para o movimento e para sociedade – pois é uma forma de abrir o diálogo que precisa ser levado a serio pela gestão pública”, enfatizou Fernanda Rocha, do movimento UFPBike.

 

Durante toda a Campanha os movimentos de ciclistas estarão monitorando as ações de candidatos, especialmente aquelas relacionadas à mobilidade urbana. “Estamos acompanhando os candidatos e é fácil perceber que as propostas de mobilidade urbana para João Pessoa continuam prioritariamente centradas no automóvel. Além de ultrapassadas, tais propostas vão de encontro ao que é exigido pela lei, que exige a priorização dos transportes não motorizados e o desestímulo ao uso de automóveis”, ressalta Caio Henrique, do coletivo CidadeBike.

 

O evento de lançamento da Campanha Bicicletas nas Eleições pretende, assim, fomentar ações que promovam a bicicleta como meio de transporte na cidade de João Pessoa. Para saber mais sobre a campanha Bicicleta nas Eleições no Brasil acesse http://bicicletanaseleicoes.org.br/. Em João Pessoa, a Campanha está no Facebook e também no site https://bicicletanaseleicoes.cidadebike.com.br/.

 

 

Assessoria

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someonePrint this page

Comentários

comentários