Projeto de Rômulo Gouveia cria medida contra proliferação da dengue

O Projeto de Lei (PL) 5.212/16, do deputado Rômulo Gouveia (PB), foi aprovado nesta terça-feira (11) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CEDEICS). O objetivo da proposta é a proibição do uso de pneus para proteção de veículos em estacionamentos, garagens, pistas de automobilismo e espaços ao ar livre. Isso para evitar o acúmulo de água e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

De acordo com o parlamentar, é comum a utilização de carcaças de pneus nestes locais como anteparo em obstáculos, paredes, postes e balizas de vagas para evitar que os condutores de veículos os danifiquem em manobras.  “Todavia, o fato de serem colocados ao ar livre e neles haver acúmulo de água em seu interior, esses pneus se tornam criadouros para o vetor da dengue, do vírus zica e da chikungunya”, justificou Gouveia.

 

O texto prevê multa no valor de R$1.000 por pneu, que será aplicada em dobro no caso de reincidência, todavia, estabelecendo um prazo para regularização após notificação prévia. Em último caso, a punição prevista é a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

 

O projeto aprovado pela CEDEICS é um substitutivo que engloba também o texto do PL 5.343/16, também de autoria do deputado Rômulo Gouveia.

 

A matéria segue para análise da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

 

Assessoria

Tweet about this on TwitterShare on FacebookEmail this to someonePrint this page

Comentários

comentários