Blog revela série de problemas e motivos do atraso na Perimetral Sul

O jornalista Anderson Soares fez um levantamento e apontou os motivos para o atraso, de quatro anos, na obra da Perimetral Sul, em João Pessoa. Veja abaixo o histórico da obra que segue inacabada e alvo de politicagem:

Do blog de Andeson Soares: 

Atrasada e repleta de problemas, as obras da Perimetral Sul são um pesadelo para o governador Ricardo Coutinho. Talvez por isso, vez por outra, o governo tenta repassar para terceiros a responsabilidade pelo atraso no cronograma da obra, que se arrasta desde 2013.

Foi o que aconteceu em fevereiro de 2016. Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho responsabilizou diretamente o conselheiro Artur Cunha Lima, que havia requerido explicações para diversas irregularidades na obra. Entre outras irregularidades, Artur identificava indícios de licitação marcada para escolha da construtora da avenida.

Três construtoras contratadas

Um grave problema sem explicação na construção da Perimetral Sul diz respeito ao número de construtoras que já passaram pela obra. Começou com a Novatec, passou pela Construtora Agra e agora está sendo tocada pela pela Construtora Fênix. O governo contrata e encerra contratos sem dar nenhuma explicação à sociedade.

Obra triplicou de preço

Incialmente, em 2013, a obra da Perimetral Sul, estava estimada pelo governo do Estado em R$ 6.523.992,11. Depois, o governo estabeleceu novo orçamento para obra. Desta feita, em R$ 18.616.005, 81. O valor é três vezes superior ao projeto inicial e o governo do Estado também ainda não deu explicações plausíveis para o elevado aumento dos custos da obra.

Uma justificativa apresentada foi a de que nos novos valores estavam incluídos itens como padronização de calçadas e iluminação. Ocorre que estes itens já estavam previstos no primeiro contrato com a Novatec e a iluminação da avenida foi feita pela Prefeitura de João Pessoa.

Quatro anos de atraso

Com estardalhaço, o governador Ricardo Coutinho anunciou em setembro de 2013 que a Perimetral Sul seria concluída em 240 dias. Quatro anos depois, a obra continua inconclusa e ainda com vários problemas.

IMG-20171014-WA0227IMG-20171014-WA0221IMG-20171014-WA0228IMG-20171014-WA0229

@politicaetc

Related Posts

Últimas Notícias

Escapou