CMJP celebra o Dia da Contabilidade

Profissionais da contabilidade compareceram ao Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na tarde desta segunda-feira (25) para, em sessão solene, comemorar o “Dia da Contabilidade”. O evento, em homenagem aos bacharéis e técnicos contabilistas, foi proposto pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP). Na ocasião, Durval e os profissionais que estiveram presentes no plenário da Casa discutiram questões inerentes ao Município, envolvendo tributos, economia e finanças.

A solenidade contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Garibaldi Dantas Filho; do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Paraíba (Sescon-PB), Joelmarx Silva de Oliveira Sobrinho; do presidente do Sindicato dos Contabilistas da Paraíba, Laércio Braga; e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PB, Tarcísio Martins.

“É com muita alegria e contentamento que a CMJP realiza, nesta tarde, uma sessão solene em comemoração ao Dia da Contabilidade, uma das ciências mais antigas do mundo, utilizada desde a época das mais remotas civilizações, quando as primeiras técnicas contábeis foram registradas. Hoje é um dia realmente muito especial, e devo destacar que o profissional contábil contribui de várias maneiras para a vida econômica e social do País, tendo um empenho admirável em várias frentes de trabalho”, justificou o parlamentar.

Durval ainda destacou que os profissionais da contabilidade buscam sempre informações vitais ao equilíbrio das empresas e organizações; desenvolvem um trabalho essencial na composição de dados para fundamentar as grandes decisões dos dirigentes; têm capacidade de renovação e adaptação aos novos tempos; assimilam conceitos e técnicas; e entendem a importância da educação e atualização permanentes.

“Tenho consciência de que o profissional contábil tem um papel fundamental, que ultrapassa a rotina operacional dos números e abrange os mais variados temas vitais para o bom funcionamento das empresas, grandes empreendimentos, gestões públicas, entre outras entidades”, enfatizou Durval.

Joelmarx Sobrinho falou que os profissionais da contabilidade denotam a verdade das empresas e órgãos, que deve ser demonstrada ao público. Já Laércio Braga disse que exercer a profissão no Brasil não é fácil e comentou a situação social da entidade sindical, revelando que em breve a categoria vai contar com sua sede social na Paraíba.

Garibaldi Dantas Filho enfatizou que a contabilidade passa por transações e se destina a ser a profissão do futuro no Brasil. “Profissionais contábeis de gabarito podem auxiliar na redução de gastos do país. São médicos que vão dosar remédios para que empresas e órgãos tenham êxito em suas gestões”, defendeu.

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional, da canção “Meu Sublime Torrão”, do hino popular da Capital e da música “Tocando em Frente” .

Comentários

comentários