Vice-prefeito de Recife dá inicio ao ciclo de palestras alusivas às comemorações dos 70 anos da Câmara

A celebração dos 70 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi iniciada na tarde desta sexta-feira (29), com a abertura do ciclo de palestras ‘Câmara Aberta: Diálogos da Democracia’. O evento, que aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, contou com a presença do vice-prefeito de Recife (PE), Luciano Siqueira (PCdoB), que realizou uma palestra com o tema ‘Frente Ampla: Novos Rumos para o Brasil’. A palestra de Luciano Siqueira é a primeira de uma série que irá acontecer até dezembro, para celebrar os 70 anos do Legislativo Municipal.

O vice-prefeito de Recife fez uma análise ampla do cenário econômico e político do Brasil na atualidade com o olhar diferenciado de quem acompanha de perto a administração de uma das maiores cidades do Nordeste.

No início de sua explanação, o palestrante lembrou da história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Guerrilha do Araguaia, movimento de luta armada que ocorreu na região do Araguaia (divisa entre os estados de Tocantins e Pará), entre os anos de 1972 e 1975. Este movimento era contrário à ditadura militar implantada no Brasil, através de golpe, em 1964

Antes da minha breve fala, preciso ressaltar a importância do Poder Legislativo, principalmente no momento por que passa nosso país. Vivemos um momento político incerto gerado por um ato de exceção que criou essa situação político-institucional que está o Brasil”, comentou.

A palestra do vice-prefeito se estruturou em quatro vertentes: conflitos e tensões no mundo; ofensiva imperialista e luta dos povos; o balanço dos governos Lula e Dilma; e “o governo ilegítimo contra o Brasil e o povo”. O dirigente destacou que a ascensão da classe menos favorecida no Brasil foi um ponto crucial na mudança de gestão do país em conjunto com a disputa política no parlamento federal. Ele conclamou a sociedade civil organizada a unir forças em torno de uma plataforma comum para retomar o processo de mudanças do país.

Prestigiaram o evento o presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB); o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB); os vereadores Raíssa Lacerda (PSD) e Marcos Henriques (PT); o vereador licenciado e atual secretário do Procon Municipal, Helton Renê (PCdoB); o presidente do diretório municipal do PCdoB, Agamenon Sarinho; além de diversos militantes da vida política da cidade.

Comentários

comentários