O pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa pelo PSOL, Celso Batista, tem reiterado a importância de manter uma candidatura própria da legenda na disputa pela administração municipal. Em entrevista ao programa Correio Debate, da 98FM, nesta terça-feira (16), Batista destacou a necessidade de ouvir os filiados do partido por meio de uma plenária.
O PSOL enfrenta uma divisão interna sobre a manutenção da candidatura própria. Uma ala do partido prefere apoiar o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). Esta ala planejou realizar uma reunião na segunda-feira (15) com dez dirigentes para votar a retirada da pré-candidatura de Celso Batista e formalizar o apoio ao candidato petista. No entanto, a ala que defende a candidatura de Batista recorreu à justiça, que determinou a realização de uma plenária para decidir o posicionamento oficial do partido. Com isso, a reunião foi cancelada.
Em sua entrevista, Celso Batista reforçou a necessidade de realizar uma plenária para ouvir os filiados do partido. Segundo ele, essa prática é essencial para manter a democracia interna do PSOL. “O PSOL não tem a mesma dinâmica do PT em relação a esse tipo de intervenção. O PSOL deixa essa autonomia para o conjunto de filiados a partir de plenárias e suas instâncias. Nós estamos com toda a vontade e força de ouvir nossos filiados e filiadas. Propusemos à direção municipal que fizesse esse chamamento, pois isso é uma cultura nossa e uma democracia interna do partido que deve ser mantida”, afirmou Batista.
Batista destacou a importância de ouvir os filiados do partido, que somam quase 500 em João Pessoa. “A gente não pode deixar de ouvir o conjunto de filiados e filiadas do nosso partido. Isso é o que tem de mais caro para a gente. Temos condições de fazer uma ótima mobilização, reunir os companheiros e companheiras do partido e fazer um bom debate”, ressaltou.
Mesmo com o cancelamento da reunião de ontem, o PSOL informou através de nota nesta terça-feira (16) que uma nova reunião para votar o apoio a Cartaxo será realizada no dia 18. Celso Batista enfatizou que o PSOL está preparado para enfrentar os desafios eleitorais e reafirmou o compromisso do partido com a defesa de suas posições e ideais.
@politicaetc