Bira dá respostas à oposição na Câmara

O vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT), que integra a bancada de situação na Câmara Municipal de João Pessoa, usou a tribuna da Casa nesta quinta-feira (27), para esclarecer as rotineiras denúncias infundadas de parlamentares de oposição, sobre a coleta de lixo contratada pela gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT). Em seu pronunciamento, Bira rebateu com argumentos orais e cópias de vários documentos, supostas irregularidades no processo de contratação da empresa Revita, apontadas pelos vereadores Raoni Mendes (PDT) e Renato Martins (PSB).

“Gostaria de esclarecer fatos que são repetidos nesta Casa, de vereadores de oposição, que tentam se aproveitar do certo desgaste do cenário nacional para tentar ligar imagem do prefeito Luciano Cartaxo às crises que não pertencem à sua gestão. Então, tudo não passa de acusações inverídicas e requentadas”, afirmou Bira.

O primeiro fato esclarecido por Bira foi sobre a contratação da empresa Revita, a qual a oposição alegava ter sido ocorrido sem licitação. Na ocasião, ele apresentou cópias das certidões do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que comprovam a lisura no processo emergencial e licitatório da mesma, pela Prefeitura da Capital, para realização dos serviços de limpeza urbana local.

“Acredito que irregularidades nesse processo, apontadas pela oposição, devam ter ocorrido na administração de outros gestores municipais, que até hoje respondem na justiça, pois na gestão de Cartaxo, a contratação dos serviços de limpeza conta com o aval do Tribunal de Contas do Estado, realizados em Dezembro 2013 na Capital”, destacou Bira mostrando ainda uma fala do vereador e líder da oposição, Raoni Mendes, que consta em ata e em matéria publicada no portal da Câmara Municipal, afirmando na época que ele acreditava na seriedade e transparência da gestão de Cartaxo, nos mesmos processos licitatórios, e ainda justificando o justo reajuste dado à época pela contratação da Revita e o aumento da demanda do lixo coletado pela empresa na cidade.

Na oportunidade, Bira esclareceu outro falso dado sempre exposto pela oposição, de que a Revita havia tido o contrato cancelado em Salvador – BA e que os seus caminhões que lá atuavam, tinham vindo prestar serviço em João Pessoa. “Outra inverdade, pois o prefeito de lá, que inclusive é do Democratas e não do PT, fez consultoria no valor de R$ 30 milhões apenas para reprogramar o sistema de coleta de lixo do município, o equivalente a mais ou menos a metade do que a Prefeitura de João Pessoa pagou durante vários anos. E em matéria de Agosto deste ano, divulgada na Internet mostra que a Revita é a agora responsável por 60% da coleta de Salvador. O que mostra que a Revita mantém e tem ampliando seus locais de atuação, diferente do que querem colocar”, acrescentou o parlamentar.

Por fim, o vereador em seu discurso ainda comprovou através de relatórios da Prefeitura da Capital que a empresa tem devidamente cumprido o serviço pelo qual a mesma foi contratada e vem sendo paga pela gestão municipal pessoense. “É importante reconhecer que esta empresa já coletou mais 630 mil toneladas de lixo nos bairros da nossa cidade, com uma frota de 34 caminhões e espera um acréscimo no lixo coletado este ano de cerca de 29%”, finalizou Bira.

Apartes

O vereador Benilton Lucena (PT), durante um aparte também endossou as palavras de Bira e afirmou que espera que esse assunto tenha sido esclarecido e encerrado pelos vereadores de oposição. “Reconheço que essa Casa tem que discutir temas de interesse da população, mas em nada serve, quando querem mostrar fatos que não existem, pois no caso da Revita, o seu trabalho tem legalidade e fiscalização”, disse Benilton.

O líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Marco Antônio (PPS), em seu aparte, também reforçou os esclarecimentos feitos por Bira sobre a temática e a lisura da atual gestão de municipal nos processos licitatórios de serviços essenciais. “Lamentamos que a oposição venha insistir em querer macular a imagem do prefeito Cartaxo com essas inverdades, e também espero que a bancada de oposição se dê por satisfeita com todos os esclarecimentos aqui feitos, com base em documentos, pelo vereador Bira”, destacou ele.

Assessoria

Comentários

comentários