Romero vai tentar garantir trên do forró em Brasília

Romero Rodrigues

Informado sobre a desistência da empresa organizadora da Locomotiva Forrozeira de promover viagens durante a programação do Maior São João do Mundo 2016, alegando documento da empresa federal Transnordestina aconselhando a suspensão do evento, o prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, está decidido a tentar contornar o problema. De acordo com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, Romero viajará para Brasília, nesta terça-feira, 24, para tratar da questão nos órgãos federais envolvidos com a autorização para os passeios e assegura que só abrirá mão da Locomotiva se efetivamente ficar comprovado que a segurança das pessoas está em jogo.

De acordo com o comunicado da empresa, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) emitiu parecer à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em abril deste ano, alertando para condições críticas em alguns pontos da linha ferroviária no trecho Campina Grande-Galante. Neste caso, a Prefeitura assumiu providências, como vem fazendo nos últimos 25 anos, de promover investimentos para melhoria do trecho. O problema de graves contornos passou a ser outro quando o órgão federal informou haver retrições para o traslado da composição (locomotivas e carros de passageiros) no trecho compreendido entre Santa Rita e Campina Grande.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não conseguiu autorização da ANTT de trazer os equipamentos pela linha férrea, porque a Transnordestina se contrapôs a firmar um Termo de Entendimento para operação do trecho Santa Rita-Campina Grande, por este não receber manutenções regulares por parte da FTL, “o que demanda correções emergenciais (tais como desobstrução da via férrea, substituições e colocações de dormentes, correção de bitola, entre outros)”.

De acordo com Romero Rodrigues, existe alternativa prática para o traslado da composição pela via terrestre de Santa Rita até Campina Grande. Em Brasília, ele tentará apoio politico e autorização técnica para que os passeios da Locomotiva Forrozeira não sejam suspensos este ano. “No que depender dos esforços da Prefeitura, faremos tudo o que é possível pela não interrupção das viagens da Locomotiva Forrozeira, até porque o Maior São João do Mundo tem a marca de superação de desafios, e não tenho dúvidas de que também superaremos esses obstáculos”, destacou o prefeito de Campina Grande.

Comentários

comentários