Coube ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), representar os governadores do Nordeste em encontro com com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, nesta quarta-feira (20), em Brasília. O paraibano defendeu a criação de um Fundo Regional de Desenvolvimento para o Nordeste
Coutinho argumentou que não é possível que a região cresça 26% acima da média nacional, responda por 30% da população e só fique com 13% do PIB nacional. “Nesse ritmo, demoraríamos 37 anos para chegar a uma situação igual a do Sul do País”.
Ricardo também defendeu que os estados com capacidade de endividamento não precise mais pedir autorização da União para pedir empréstimos. “Isso é uma negação à federação”.
O governador ainda criticou ainda o subfinanciamento da saúde. E pediu nova fonte de investimento para o seto, lembrando que a União já respondeu por 80% os investimentos da saúde, e agora não chega nem aos 40%.
Ricardo ainda pregou a criação do Ministério da Segurança Pública. ” Não há saída para segurança pública sem política nacional. Um estado não vai resolver isso sozinho.
Também falaram em nome das regiões, Geraldo Alckimin (Sudeste), Ivo Sartori (Sul), Simão jatene (Norte), Rodrigo rolemberg ( centro-oeste).
@politicaetc